segunda-feira, 14 de março de 2011

MORCEGOS

ANO DO MORCEGO


Os morcegos são animais extraordinários e, ainda que muitas vezes incompreendidos, são parte fundamental dos nossos ecossistemas.

Existem mais de 1100 espécies de morcegos no mundo, totalizando cerca de 1/5 de todos os mamíferos. A enorme diversidade dos morcegos reflecte-se na sua ecologia. Os morcegos em Portugal são todos pequenos. No nosso país existem 27 espécies, todas protegidas e muitas delas ameaçadas de extinção.
O declínio de muitas espécies de morcegos a nível mundial, levou ao lançamento, pelo Programa do Ambiente das Nações Unidas e pelo Acordo sobre a Conservação dos Morcegos Europeus, do Ano do Morcego, a celebrar nos anos de 2011 e 2012.
Os morcegos são espécies particularmente frágeis por terem uma capacidade de recuperação populacional muito reduzida.
Esta baixa capacidade é devida principalmente a uma maturidade sexual tardia e uma taxa de reprodução muito baixa (a maioria das espécies só tem uma cria uma vez por ano).
Adicionalmente, o carácter colonial da maioria das espécies, que se concentram num número reduzido de locais, aumenta a sua vulnerabilidade.
Mas também os que induzem mortalidade directa, como por exemplo:
Atropelamento, em particular no caso das espécies de voo baixo (morcego-de-ferradura-grande, morcego-de-ferradura-pequeno, morcego-de-ferradura-mediterrânico, morcego-de-ferradura-mourisco, morcego-negro, morcego-orelhudo-castanho, morcego-orelhudo-cinzento, etc.)
Colisão e outros efeitos causados por aerogeradores, em particular no caso das espécies de voo alto (morcego-arborícola-pequeno, morcego-arborícola-grande, morcego-arborícola-gigante, morcego-rabudo, morcego de Savi)
A má imagem popular dos morcegos, associada a mitos e superstições, tem promovido a perseguição directa deste grupo, com consequências nefastas para algumas das suas populações.

Sem comentários:

Enviar um comentário